Revestimento PVC: conheça os diferentes tipos, cores e texturas disponíveis no mercado

O revestimento em PVC é uma opção que vem se destacando por sua versatilidade e praticidade para garantir que diferentes tipos de ambientes sejam revestidos. Sua utilização vai muito além da estética, contribuindo também com a funcionalidade.

Por esse destaque, é importante conhecer o material, suas vantagens, os tipos disponíveis no mercado e demais informações sobre o revestimento PVC.

A seguir, vamos obter todos esses detalhes e explorar a capacidade deste material para diversas funcionalidades. Confira!

O que é o revestimento PVC e quais são as suas vantagens

O revestimento PVC se trata de uma opção disponível para quem busca tanto resistência quanto durabilidade em um material, sendo o que faz dele tão popular no mercado de construção civil.

Estamos falando de um material plástico que é muito comumente utilizado neste setor de construção, onde sua versatilidade se destaca – mesmo com tantas outras vantagens disponíveis.

Entre os principais benefícios que o revestimento PVC pode oferecer, temos sua alta resistência à umidade, sua durabilidade que faz dele um excelente investimento a longo prazo, sua praticidade em manutenções e limpeza, assim como várias outras vantagens que fazem dele a melhor escolha para muitos tipos de ambientes.

Quais são os tipos de revestimento PVC e como escolher o mais adequado para o seu ambiente

Existem diferentes tipos de revestimento PVC disponíveis no mercado de construção civil, o que faz ser necessário conhecê-los para realizar a escolha certa de acordo com o ambiente. Entre os tipos, podemos destacar:

Revestimento de rolo

O revestimento de rolo é a escolha ideal para grandes ambientes, que irão exigir muito material, por exemplo, em grandes escritórios, salas comerciais, garagens, dentre outros.

A instalação deste produto também é eficiente e rápida, como vimos entre as vantagens deste tipo de material, além de não apresentar emendas aparentes.

Revestimento de placas

O revestimento de placas é aquele mais indicado para os ambientes internos, como em salas, quartos e demais cômodos que buscam um certo diferencial e destaque – muito utilizado em áreas residenciais e clínicas.

Por oferecer diversos tipos de padrões e designs, esse tipo de revestimento é bastante procurado.

Revestimento de mantas vinílicas

Também temos o revestimento de mantas vinílicas, que é uma excelente opção para se instalar em banheiros e cozinhas, ou seja, ambientes que recebem mais umidade e podem sujar ou manchar mais facilmente.

A limpeza deste tipo de revestimento é simples e eficiente, do jeito que se espera para a praticidade de manutenção neste ambientes.

Na hora de escolher um dos tipos de revestimento PVC, é importante considerar quais são as necessidades do ambiente, assim como os desejos estéticos do local.

Quais são as cores de revestimento PVC e como combiná-las com a sua decoração

Como citamos, o revestimento PVC é super versátil e isso se dá, também, pelas diferentes cores disponíveis. Usá-las poderá oferecer mais personalidade e elegância ao ambiente, mas é importante saber como.

No momento de escolher a cor para o seu revestimento PVC, considere essas dicas:

Você terá três opções padrões: as cores neutras, vibrantes e escuras. Saiba a diferença entre elas, para começar.

Se deseja escolher as cores neutras, saiba que elas são mais versáteis na decoração, sendo mais indicadas para quem deseja realizar mudanças mais frequentes no ambiente sem precisar alterar a cor do revestimento.

Na escolha de cores mais vibrantes, você terá mais personalidade e energia no ambiente. Quer um ambiente descontraído? Essa é uma boa escolha.

Já nas cores escuras, você terá um ambiente mais sofisticado e com boa aparência.

Ao escolher a cor do revestimento PVC, é importante considerar também as cores que os móveis e os demais itens de decoração terão. Deve haver harmonia entre eles, principalmente em áreas comerciais.

Quais são as texturas de revestimento PVC e como elas influenciam no visual e na sensação do espaço

Há também diferentes texturas disponíveis no mercado de construção civil, se tratando de revestimento PVC. Você encontrará muitas opções para identificar o que combina com o seu ambiente.

Entre as principais opções, temos o revestimento de textura lisa, amadeirada ou até mesmo na textura de pedra.

A textura lisa é uma excelente opção para quem busca um ambiente mais minimalista e com menos informações. A textura amadeirada é para quem deseja aquela sensação de ambiente rústico e natural. Já a textura em pedra, irá oferecer elegância para os ambientes formais.

Como aplicar, limpar e conservar o seu revestimento PVC

Após feita a escolha do tipo de revestimento PVC que irá utilizar, é importante entender o processo de aplicação, limpeza e conservação do material para que ele se mantenha durável e resistente.

Na aplicação, é importante considerar o tipo escolhido, afinal, cada um deles poderá exigir certas práticas. Além disso, é fundamental seguir as orientações do fornecedor para melhores resultados.

Na limpeza, é importante haver certa regularidade para garantir a qualidade do material. Deve ser feita utilizando um pano úmido, evitando produtos químicos e que possam interferir no tempo de durabilidade do revestimento.

Quanto à conservação, é importante evitar ações que possam prejudicar o material, como arranhões, arrastar móveis pesados (se tratando de um revestimento de piso), evitando ambientes que possuem características que exigem características que o revestimento PVC não possui, etc.

Com a ajuda de profissionais, tanto na instalação quanto na limpeza e conservação, é possível obter os melhores resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *