Placas de divisórias: o que são, como usar e quais as vantagens para o seu ambiente

Você sabe o que são placas de divisórias, para que servem, como podem ser úteis e, claro, quais são suas qualidades para o seu ambiente? Certamente, é um diferencial conhecer um material que vem se destacando por suas vantagens.

Estamos falando de um material bastante versátil e eficiente, principalmente para a criação de ambientes que sejam tanto funcionais quanto personalizados de acordo com as necessidades e preferências da marca.

A seguir, vamos explorar mais detalhes sobre essas placas de divisórias, seus tipos e muito mais. Confira!

O que são as placas de divisórias e quais são os seus tipos

As placas de divisórias se tratam de elementos modulares que são úteis na divisão entre espaços internos, podendo ser feitas a partir de diversos tipos de materiais, o que irá resultar em diferentes características e vantagens.

Os materiais mais utilizados para a fabricação destas placas de divisórias são a madeira, o gesso, vidro, metal e alguns materiais sustentáveis. O que é mais comum vermos no mercado, são as placas feitas à base de gesso acartonado, assim como as de madeira e vidro temperado.

Cada um desses tipos de placas divisórias irá apresentar suas próprias características, como citamos, que irão contribuir para que elas se adaptem a diferentes estilos e necessidades.

Ou seja, não é complicado encontrar um tipo de placa divisória que atenda ao que seu espaço interno precisa. É só conhecer essa variedade e entender qual dos tipos melhor se encaixa no que precisa.

Como usar as placas de divisórias para criar ambientes funcionais e personalizados

Utilizar as placas de divisórias para a criação de ambientes funcionais e personalizados costuma garantir praticidade e boa funcionalidade ao ambiente. Certamente, será uma opção flexível para a criação de novos ambientes.

A partir dessas placas, é possível delimitar espaços sem a necessidade de erguer paredes de concreto ou comprometer a amplitude e luminosidade do ambiente.

Elas podem ser úteis para a criação de novas salas dentro de um escritório, por exemplo, criando salas de reuniões e ambientes reservados para estudos e trabalho.

Além de proporcionar essas vantagens funcionais, também são uma ótima opção para personalizar e decorar o ambiente. Certamente, com os diferentes tipos de placas divisórias, é possível realizar criações únicas.

Quais são as vantagens das placas de divisórias em relação às paredes de alvenaria

As placas divisórias garantirão uma série de vantagens, principalmente se compararmos esse produto com as paredes de alvenaria.

Para começar, as placas divisórias são uma opção muito mais leve, o que irá contribuir para um transporte e instalação mais simples e eficiente.

Também temos sua flexibilidade em destaque, o que irá permitir que ocorram alterações na disposição do espaço com rapidez e economia.

No caso das placas divisórias à base de vidro, por exemplo, temos a vantagem da transparência que poderá contribuir para que entre luz natural no ambiente. Essa é uma característica excelente para grandes escritórios, por exemplo, oferecendo um ambiente mais agradável e iluminado.

Outro destaque entre as vantagens é a versatilidade que este produto possui, sendo fácil personalizá-lo da maneira que desejar.

Por fim, entre o que iremos pontuar, temos a possibilidade de inserir itens nas paredes sem abordagens muito invasivas e caras. Enquanto isso, nas paredes de alvenaria, seria necessário realizar inúmeras intervenções para conseguir incluir novos elementos, como luminárias, tomadas e outros. 

Como escolher as melhores placas de divisórias para o seu projeto: critérios e dicas

Para realizar uma boa escolha entre os tipos de placas de divisórias disponíveis no mercado, temos aqui alguns critérios e dicas que podem ser seguidos:

  • Ao escolher as placas divisórias para o seu projeto, considere o ambiente onde serão instaladas, assim como a estética que deseja e as necessidades do local;
  • Analise a necessidade de haver isolamento, seja ele acústico, térmico ou os dois;
  • Confira a durabilidade do material escolhido e se atende ao que se espera;
  • Analise seu orçamento e quais materiais oferecem um bom custo-benefício de acordo com as necessidades do ambiente;
  • Pense na praticidade da instalação e na necessidade de manutenções;
  • Escolha um fornecedor de qualidade e que oferecerá suporte quando necessário.

Como instalar, limpar e conservar as placas de divisórias

Para instalar as placas de divisórias, é preciso contar com profissionais capacitados para o trabalho. Eles serão responsáveis pela fixação correta das placas, assim como seu alinhamento.

O momento da instalação requer muita atenção, sendo sugerido que as instruções do fabricante sejam seguidas no processo. Dessa forma, é mais fácil evitar que ocorram danos às placas de divisórias com o decorrer do tempo, garantindo sua durabilidade.

Já a limpeza das placas, deve ser feita de forma regular. Esse cuidado será fundamental para que se mantenha tanto a estética das placas de divisórias quanto sua qualidade e durabilidade.

Por exemplo, nas placas de vidro temperado, é essencial que ocorra essa limpeza regularmente para evitar manchas e uma má aparência no ambiente.

Quanto à conservação, é importante se atentar aos danos que podem surgir, como manchas, trincas ou sinais de desgastes. Esse deve ser um processo regular, assim como a limpeza, para garantir que a manutenção seja feita sempre que necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *