Quando optar por forro de gesso acartonado?

O forro de gesso acartonado é uma opção cada vez mais conhecida pelos brasileiros. Mas você sabe quando deve optar por ela? Para te ajudar a escolher o melhor material para sua obra, vamos te explicar quando é mais indicado usar este tipo de material.

Para começar, precisamos explicar que o gesso acartonado também é conhecido como drywall, um material feito de gesso e papel cartão, utilizado muito nos Estados Unidos e que agora começa a se popularizar no Brasil por ser simples de ser instalado e por ter maior resistência que o gesso comum. Hoje, vários arquitetos e designers indicam este material em suas obras, pensando no custo-benefício medido por questões como versatilidade, praticidade e manutenção. Dito isso, precisamos ainda deixar claro que a principal diferença entre os forros de gessos e os forros de drywall está no material utilizado. O gesso comum não possui conta com a firmeza dada pelas chapas acartonadas e as estruturas metálicas que garantem a aplicação rápida.

Quando é melhor usar o forro de gesso acartonado?

Agora que você entende o que é o forro de gesso acartonado, é hora de saber se ele realmente é a melhor opção para sua obra. A melhor resposta é que tudo irá depender do seu espaço. Este tipo de forro se destaca por ser mais simples de ser instalado, mas tem uma possibilidade de decoração mais limitada que o gesso convencional que pode ser modelado com detalhes mais minuciosos que as chapas de drywall. Se você tiver um projeto de decoração, fica mais fácil então definir se é melhor usar o forro de gesso ou o drywall. Se você tiver ambientes pequenos e um projeto mais intimista, com muitos detalhes e um projeto de iluminação, talvez o melhor seja mesmo usar o gesso convencional. Mas em espaços grandes com poucos pontos de iluminação ficam melhores com o forro de gesso acartonado, pois a estrutura metálica consegue preencher os espaços de uma forma mais prática, e as chapas garantirão que tudo fique pronto em pouco tempo. Por falar em tempo, esse requisito também faz diferença na hora da escolha, pois quem tem pressa em fazer uma mudança e não quer sujeira na obra, acaba optando pelo forro de drywall, em apenas um dia é possível fazer a instalação (depende do tamanho do espaço) e como o acabamento é apenas uma pintura, tudo ficará ponto em pouco tempo e você poderá se mudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *