Você sabe de que é feito o PVC? Todos nós conhecemos bem esse material, mas, se tratando de suas propriedades químicas e outros detalhes sobre sua produção, podemos acabar tendo muitas dúvidas.
Para o meio industrial, o PVC é nada menos do que um dos principais materiais utilizados, com aplicação em diversos setores. Dentre todos os tipos de plásticos que temos no mercado atualmente, ele é o único que não é derivado 100% do petróleo.
A seguir, vamos conhecer mais sobre o PVC, seu significado, do que exatamente ele é feito, dentre outras informações. Confira.
Significado de PVC
PVC é a sigla para “Policloreto de Vinila” e se trata de uma das opções de plásticos que é mais utilizado nos dias atuais e também um dos mais estudados pelos pesquisadores.
Como é feito o PVC?
Como dissemos acima, o PVC é feito a partir do petróleo, sendo o único tipo de plástico que não é 100% derivado desse elemento. Sua massa contém cerca de 57% de cloro em sua composição, sendo os outros 43% de eteno.
Por meio do processo de eletrólise, é possível obter o cloro, a soda cáustica e o hidrogênio. Para não restar dúvidas, é chamada de eletrólise a reação química que é resultado da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura).
Já o petróleo, que é o principal ingrediente para dar origem ao PVC, irá passar por um caminho um pouco diferente do que foi feito pelo cloro. Para começar, será feita a destilação do óleo ainda cru – o que irá originar na obtenção da nafta leve.
Em seguida, passará pelo craqueamento catalítico, que é a quebra das moléculas que estão muito grandes e dando origem às moléculas bem menores. E é assim que obtemos o eteno para a produção do PVC.
É importante ressaltar que ambos, o cloro e o eteno, estão presentes em sua fase gasosa e irão reagir para produzir o dicloroetano (DCE).
A seguir, o processo continuará em transmutação, onde será possível obter o monocloreto de vinila. Ele será submetido ao processo que é chamado de polimerização, que é basicamente a junção de todas as moléculas que formarão apenas uma no final. Essa única molécula é o PVC. Ele estará em pó, podendo depois ser modificado e formando os materiais que conhecemos no mercado industrial.
Propriedades do PVC
Estrutura química
O PVC é um polímero de adição policloreto de vinila, como vimos anteriormente, que possibilita que ele seja utilizado para a produção de tubos e dutos quando presentes em sua forma rígida, ou seja, já pronta para o uso no mercado industrial.
Mas, antes de chegar nesta forma, o PVC é apenas um pó que precisará passar por processos químicos (como a adição de aditivos) para que chegue na forma que a indústria mais precisa dele.
Propriedades físicas
O PVC possui uma boa resistência, tanto a intempéries quanto a produtos químicos (sendo muito útil para a criação de tubos e dutos que estarão presentes em áreas dedicadas ao transporte do esgoto e da água.
Além disso, é um material que possui bom isolamento elétrico, resistência mecânica e também à toxicidade.
Adquira forros de PVC com a F3 Construções!
O PVC é um material versátil que, a partir dos compostos químicos, poderá se tornar um produto completamente diferente. Com isso, temos também os forros de PVC – que são muito buscados para diversos fins.
Os forros de PVC podem ser encontrados em diversos tamanhos, cores e formatos, possibilitando uma vasta opção de utilidades.
Na F3 Construções, você poderá todo tipo de forros de PVC que precisar, com uma empresa experiente no assunto e com um atendimento personalizado para seus clientes.
Aproveite essa oportunidade para encontrar e adquirir forros de PVC com a F3 Construções!