5 dúvidas respondidas sobre drywall

Drywall é o gesso acartonado, um material que vem sendo utilizado por em diversos projetos de arquitetura e design de interiores para criar salas extras, expandir, dividir, entre outras funções que ele desempenha bem, substituindo a alvenaria. O material é mais resistente que o gesso comum por conta do papel cartão que estrutura as placas. Fora isso, a estrutura metálica onde as placas são fixadas garantem a segurança e a durabilidade do produto, tornando sua instalação simples e, por conta disto, muito mais econômica. Mas este material gera muitas dúvidas nos brasileiros, por isso vamos te esclarecer algumas dúvidas que o drywall pode gerar e assim você terá a certeza de trabalhar com ele.

O drywall é um material resiste?

Sim, as paredes de drywall são resistentes, mas a escolha do material e a instalação devem ser feitas por profissionais que poderão fazer os cálculos corretos para fixar as placas na estrutura e garantir toda a segurança que você precisa. Ter um arquiteto acompanhando o projeto também é importante, quer seja em uma nova construção ou em reformas.

Posso colocar porta em uma parede drywall?

Sim, é possível colocar portas em paredes de drywall, desde que ela seja preparada em sua estrutura para receber a porta. Novamente, um profissional deve ser responsável pela obra para garantir a resistência que você precisa, com todo o reforço necessário para que parede suporte o peso da porta.

Qual o peso que o drywall suporta?

Uma parede de drywall suporta até 10 kg. Para aplicações diretamente nos perfis, o peso suportado sobe para 18kg. Acima disso, é preciso procurar um profissional para reforçar a estrutura. Mas atenção: bancadas de pedra, TVs grandes, entre outros objetos com mais de 30 kg não devem ser fixados no drywall sem antes criar uma estrutura reforçada com madeira ou chapa de aço, caso contrário a parede não irá suportar e os riscos serão grandes.

Posso colocar quadros e espelhos em paredes de drywall?

Essa dúvida é comum em mora em apartamentos onde uma das paredes é feita de drywall. A resposta é parecida com a anterior: esses adornos não podem ultrapassar 10kg, caso contrário é necessário reforçar a parede e só então fixá-los.

Por que o drywall tem cores diferentes? Cada cor representa um tipo de chapa e isso ajuda a diferenciá-las na hora de escolher o ambiente que será formado por aquelas chapas. A chapa branca (ST) é a mais comum e básica, sendo usada em paredes e forros. A chapa verde (RU) é indicada para áreas úmidas como banheiros, cozinhas e lavanderias. Já a chapa rosa (RF) é resistente ao fogo por ter fibra de vidro em sua fórmula. Por isso, é indicada para bancadas de cooktop e para ser usada ao redor de lareiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *