Forro PVC liso: Como instalar e limpar esse tipo de forro

O forro PVC liso certamente será uma escolha certa para quem está em busca de uma solução esteticamente agradável e que seja prática para a utilização em tetos.

Este é um material bastante popular e que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado. Mas, não é à toa, afinal, ele oferece uma série de vantagens com sua utilização.

É fácil de instalar, conta com uma manutenção simples e muitos outros benefícios que veremos neste conteúdo.

A seguir, iremos explorar essas vantagens e muitas outras informações valiosas sobre o forro PVC liso. Confira.

O que é o forro pvc liso e quais são as suas vantagens

O forro de PVC liso é aquela opção versátil e moderna que você procura. Ele é utilizado no revestimento de tetos em ambientes variados, estando presente em áreas comerciais, residências e indústrias.

Sua produção é a partir do policloreto de vinila, um material que conta com uma superfície lisa e uniforme, o que garante um acabamento perfeito para quem busca um ambiente com características contemporâneas e em uma pegada mais “clean”.

Suas vantagens são notáveis, a começar pela sua instalação que é simples e podendo ser feita por profissionais especializados ou, se for de interesse, até mesmo por quem tenha apenas um conhecimento básico deste tipo de trabalho – mas, é recomendado contar com um profissional para ter um resultado impecável e durável.

Além disso, estamos falando de um material que é resistente à umidade, o que faz dele a escolha perfeita para aquele ambiente que tem essa exposição – como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Também destacamos o fato de que o forro PVC liso conta com uma boa durabilidade, sendo também resistente a cupins e também não será um problema com mofo.

Tudo isso contribui para que este material seja uma opção econômica, vantajosa e de fácil manutenção.

Como instalar o forro pvc liso passo a passo

O processo de instalação do forro PVC liso costuma ser feito seguindo alguns poucos passos super simples, mas que necessita de bastante atenção para que o resultado final seja digno deste material tão vantajoso.

Antes de começar a instalação, o ideal é realizar a medição, com cuidado, de toda a área que irá receber o forro para garantir que todas as placas estejam devidamente instaladas.

Isso reduz os riscos de acidentes e a necessidade de manutenções mais frequentes.

Após este processo, é feita a fixação das guias que irão sustentar o forro no teto, sendo uma base firme para receber o forro PVC liso.

Em seguida, será feito o encaixe de cada uma das placas de PVC nessas guias, começando pelos cantos até chegar ao centro.

É importante se certificar de se utilizar as ferramentas certas neste processo, como furadeira e serra, para que as placas sejam cortadas corretamente e possam ser devidamente fixadas.

Durante toda a instalação, é importante também garantir que todas as placas estejam alinhadas e niveladas, para que não seja preciso refazer ou ter de lidar com um teto irregular no final.

Observação: se for realizar a instalação de iluminação embutida no teto, é preciso realizar um planejamento com antecedência para que os recortes sejam feitos corretamente nos pontos de luz.

Como limpar e conservar o forro PVC liso

A limpeza e a conservação do forro PVC liso também são importantes para garantir uma boa qualidade, aparência e, claro, durabilidade.

A manutenção, como vimos, é super simples e faz do forro PVC liso uma opção prática para quem está em busca desta qualidade.

A limpeza também pode ser feita com praticidade, utilizando apenas um pano úmido e detergente neutro – não é recomendado utilizar produtos químicos, afinal, podem acabar reduzindo a vida útil do material.

Pontualmente, se recomenda verificar se há algum sinal de mofo ou manchas no forro PVC liso, para que seja possível realizar um controle eficiente e sem estragar o material.

A ventilação do ambiente também deve ser mantida, afinal, isso irá impedir que acumule um nível alto de umidade. 

Tudo isso contribui para que o forro PVC liso dure muito mais e, dessa forma, fazendo dele uma opção de qualidade e durável.

Como decorar o ambiente com o forro PVC liso

Para encerrar, temos algumas dicas que poderão ser úteis para decorar o seu ambiente com o forro PVC liso.

Ele pode ser o ponto de modernidade que falta em seu espaço, seja ele residencial ou comercial.

Com ele, você pode incluir uma iluminação embutida, como vimos acima, optar por texturas ou cores de destaque e muitas outras possibilidades.

Além disso, você poderá incrementar o ambiente utilizando algumas decorações, como um lustre ou luzes pendentes.

Itens naturais também são de grande valor para enriquecer o ambiente e trazer leveza e decoração, como as plantas.

No chão, tapetes podem dar o toque final.

Você verá que é possível criar diferentes possibilidades com o forro PVC liso. Basta usar a imaginação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *