Drywall: Os tipos, as características e as aplicações das chapas brancas, rosas e verdes

O drywall se trata de uma técnica muito utilizada no setor de construção civil, garantindo boas soluções versáteis e super eficientes para a criação de ambientes internos.

Entre os elementos fundamentais do drywall, temos as chapas brancas, rosas e verdes desempenhando, cada uma delas, seus papéis específicos graças às suas características que são únicas.

A seguir, vamos explorar mais informações sobre essas chapas, suas vantagens, desvantagens, diferenças e muito mais. Confira!

O que são e como se diferenciam?

As chapas de drywall são elementos fundamentais para a construção de forros, paredes, divisórias, etc. Cada chapa, em suas cores específicas, conta com características diferentes – variando tanto na composição quanto no desempenho.

Chapas brancas

As chapas brancas são mais indicadas para áreas secas, como quartos, salas, etc. Elas contam com uma composição básica de gesso revestida por papel cartão.

Chapas rosas

As chapas rosas são formuladas a partir de aditivos que irão garantir resistência à umidade. São ideais para os ambientes que podem estar sujeitos a vapor d’água, por exemplo, banheiros e áreas de cozinha.

Chapas verdes

As chapas verdes são feitas para as áreas mais úmidas e que podem ter contato direto com a água, sendo também resistentes à umidade.

São muito utilizadas em áreas externas ou até mesmo em ambientes mais expostos a condições climáticas adversas.

Quais são as vantagens e desvantagens das chapas brancas, rosas e verdes

Antes de realizar a escolha das chapas que serão utilizadas, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vantagens

Chapas brancas: são conhecidas pela sua versatilidade, além de serem super fáceis de instalar, leves e ideais para os ambientes secos. Ainda oferece isolamento térmico e acústico.

Chapas rosas: essas são super resistentes à umidade, sendo sua principal vantagem. São ideais para os locais onde a água pode estar presente, ajudando a evitar a deterioração do material e garantindo mais tempo de durabilidade.

Chapas verdes: já as chapas verdes são super resistentes à umidade, muito mais do que as chapas rosas. Aguentam condições climáticas adversas e são ideais para os ambientes externos.

Desvantagens

Chapas brancas: elas não são muito indicadas para ambientes úmidos, já que são mais indicadas para os ambientes secos por não ser resistente à umidade.

Chapas rosas: são mais pesadas do que as chapas brancas, podendo dificultar um pouco o manuseio. Seu custo também é superior.

Chapas verdes: também são mais caras, principalmente pela alta resistência que possuem. Um custo desnecessário se for utilizar em um ambiente seco.

Como escolher o tipo de chapa de drywall adequado para cada ambiente e projeto

Na hora de escolher o tipo de chapa de drywall que irá utilizar, é importante considerar as diferentes características do material e também as necessidades da sua aplicação.

Por exemplo, como vimos acima, as chapas verdes podem ter um custo alto e pode ser desnecessário esse investimento maior em uma área seca, afinal, custa mais caro por ser tão resistente à umidade.

Em geral, considere as seguintes questões antes de fazer a sua escolha:

  • Umidade do ambiente;
  • Localização;
  • Peso;
  • Manuseio;
  • Custo.

Os tipos e os exemplos de uso das chapas brancas, rosas e verdes

Existem diferentes tipos de chapas de drywall, como vimos as cores disponíveis. Veremos mais detalhes sobre esses tipos e alguns exemplos de uso.

Chapas brancas

As chapas brancas são compostas por gesso revestido por papel cartão branco, são leves e também fáceis de serem manuseadas. É ideal para os ambientes secos.

Podem ser utilizadas em salas de estar, quartos, escritórios e outros ambientes do tipo que não estão expostos à umidade e à água.

Chapas rosas

As chapas rosas contam com características marcantes, sendo formuladas com aditivos que irão conferir maior resistência à umidade.

Sua tonalidade rosada é própria para indicar que é um material capaz de aguentar bem em ambientes úmidos.

Mas, são peças mais pesadas se comparamos com as chapas brancas.

Sua utilização se dá em banheiros, cozinhas, lavanderias, dentre outras áreas que podem ter essa exposição maior à umidade.

Chapas verdes

Por fim, as chapas verdes contam com características também marcantes e valiosas – principalmente, se estivermos falando de áreas muito úmidas e molhadas, como áreas externas.

Elas são desenvolvidas para resistirem bem a áreas com alta umidade, além de condições climáticas adversas.

São altamente resistentes à água e também a impactos.

Podem ser muito utilizadas em fachadas externas, áreas externas cobertas, ambientes industriais, dentre outros ambientes do tipo.

O que você precisa saber sobre as chapas de drywall e como elas podem facilitar a construção e a reforma de ambientes

É importante ter entendimento sobre as características e as aplicações de cada chapa de drywall antes mesmo de começar o seu projeto, afinal, isso irá possibilitar fazer boas escolhas e evitar danos e manutenções frequentes.

Para isso, o principal é saber as diferenças de cada tipo de chapa, o que fará toda a diferença no seu projeto como um todo.

Como as chapas brancas, rosas e verdes podem oferecer resistência, isolamento e acabamento para diferentes tipos de ambientes

Para finalizar, é importante ressaltar o quanto essas chapas podem ser potentes e garantir bons benefícios.

Por exemplo, elas podem proporcionar maior resistência, isolamento e bons acabamentos para diferentes tipos de ambientes.

Saiba diferenciar o que cada uma delas oferece e você terá boas escolhas para seus projetos. Conte com a F3 Construções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *